Menu

Image Map

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Augenblick der Backkunst (Momento da Arte Culinária) - Histórias de Hunsrück

Boa tarde!

Hoje temos um texto um tanto quanto comprido, mas que vale muito a pena de ser lido, pois conta um pouco da história culinária da região de Hunsrück! Esse texto é o epílogo traduzido do livro alemão Die hunsrücker Küche...


Estas antigas receitas são ainda da época em que existiam carvoeiros nos bosques do Hunsrück, se extraia minério de ferro das minas, e o Schinderhannes, chefão de um grupo de assaltantes, vagava com seu bando pelo Hunsrück.
                   
Muita gente teve que deixar a sua terra natal. Para fugir da crise econômica, muitos emigraram para o Brasil. As pessoas do Hunsrück não tinham uma vida fácil. Elas se viam obrigadas a economizar no comer e beber. No entanto, com criatividade e muito jeito, como num passe de mágica, a partir de ingredientes simples e básicos, criavam pratos deliciosos, saudáveis e baratos, verdadeiros tesouros culinários.

Mesmo assim, a sua própria maneira, eram capazes de organizar descontraídas e alegres festas. Naturalmente, com muito orgulho, no caso perfeitamente admissível, já que eram pessoas trabalhadoras, educadas e pacíficas, às quais não faltavam muito humor e alegria de viver.

Muitos destes antigos costumes desapareceram, e talvez seja pena que isto tenha acontecido. Mas os novos modos de vida também tem o direito de um lugar ao sol.

Costumes e festas espelham acontecimentos históricos e as necessidades momentâneas dos seres humanos, sejam de interesses econômicos, de anseio por companheirismo ou ao aconchego e segurança nas tradições.

O encontro com pessoas amáveis, que me apoiaram na minha pesquisa, enriqueceram-me muitíssimo. A eles agradeço do fundo de meu coração.

“Em Kreuznach na pontezinha
Ali o Hunsrück finda.”




Essa é a linda história da cultura de Hunsrück! E prepare seu paladar, pois amanha teremos aqui no blog uma das receitas da região e mais curiosidades sobre esse assunto ainda essa semana!

Bis dann! Até logo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário