Menu

Image Map

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Augenblick der Backkunst (Momento da Arte Culinária) - Natal do Hunsrück

Boa tarde!

Já que estamos tão perto do Natal, hoje temos uma história bastante interessante sobre as tradições natalinas do nosso querido Hunsrück!

A chegada do Menino Jesus (Christkind)

Na noite de natal, durante uma encenação de cortejo natalino, junto aos bosques de Idar, em Götzeroth, podemos até cruzar pessoalmente com o Menino Jesus (Christkind). Este, vestido de branco, com um véu cobrindo o rosto, vai de casa em casa. Acompanhado dos “Stabbegloose“, duas personagens de chapéu, vestidas de preto. Eles carregam cajados e escondem os seus rostos pintados de preto atrás de uma barba postiça.  Com muito barulho, produzido pela batida dos cajados e o tilintar dos sininhos do Menino Jesus, estas três figuras adentram as casas. Por distribuírem guloseimas, este animado trio, é bem vindo e aguardado com ansiedade pelas crianças. Em troca desta alegre e turbulenta aparição, os “Stabbegloose” e o Menino Jesus, ganham alguns trocados; antigamente eram presenteados também com deliciosos bolos. Este cortejo é encenado por três rapazes, jovens da pequena cidade. Tais encenações só ocorrem em algumas das cidades do Hunsrück. A impressão é que no passado, há 70 anos atrás, o Menino Jesus era muito mais ativo, ele com muito mais frequência dava o ar de sua graça na maioria das vilas. No entanto, o Menino Jesus não foi totalmente esquecido.

No Hunsrück, quando o pôr do sol colore de vermelho o céu, diz-se que: “O Menino Jesus esta assando açucarados biscoitos”. Como não vence sozinho esta árdua tarefa, precisa da ajuda de todos, principalmente das crianças. Por esta razão, durante o advento, as cozinhas se transformam em verdadeiras confeitarias. E agradáveis aromas natalinos impregnam todos os lares. Naturalmente é permitido, às crianças, petiscar as delicias saídas do forno, mas rapidamente, os biscoitos que acabaram de ser confeccionados, desaparecem em potes e vidros para que sejam guardados até o Natal em lugar seguro.


Naqueles dias, em segredo, o Menino Jesus coloca na soleira das janelas um biscoito, e também pega sorrateiramente o bilhete com os pedidos das crianças. Na noite de Natal o Menino Jesus traz os presentes e junto com os pais, a portas fechadas, enfeitam e espalham os presentes no pinheirinho. Os pequenos quase morrem de curiosidade e impaciência, quase não resistem à espera do momento festivo da entrega dos presentes. Quando finalmente os sininhos soam e chamam para a festa, as crianças entram correndo na sala, e por um momento, um pouco decepcionados, constatam que o invisível Menino Jesus já não esta mais ali, mas com imensa alegria e olhos arregalados descobrem os tão sonhados presentes espalhados em volta daquela árvore magnificamente enfeitada e cheia de luzes.

Fonte: “Die Hunsrücker Küche” de Christiane Becker – Verlegt im Selbstverlag – pg. 101 - traduzido e adaptado por Fred Teodoro Konieczniak
 
Bis dann! Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário