Menu

Image Map

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Um pedaçinho desta deliciosa e saborosa história



            Rosamaria Lohmann Konieczniak, mais conhecida como Dona Rose ou Rosemarie, coleciona receitas desde criança. Desde aquela época, ela nutria uma paixão pela culinária, especialmente a alemã.

            Em 1965 foi para a Alemanha, em uma viagem de estudos. Lá, fez um curso técnico que continha a matéria de culinária. Com o curso e com as vivências experimentadas, passou a se envolver ainda mais neste mundo.

          De volta ao Brasil, passou a produzir e a comercializar seus biscoitos, strudels, cucas e todo o seu abrangente e saboroso cardápio. Suas receitas passaram pelas cidades de Petrópolis – RJ, Marechal Cândido Rondon – PR, Balneário Camboriu – SC (onde inclusive abriu um Café Colonial) e Curitiba – PR.




            Dona Rose sempre gostou de ensinar e os seus amigos e familiares sempre a procuravam pedindo dicas e conselhos de culinária. Em 2008, surgiu a brilhante ideia de unir os seus dons, de cozinhar e de ensinar, para ministrar oficinas de culinária alemã.

            Porém, o seu momento mais significativo foi quando Juliana Cristina Reinhardt e Victor Augustus Graciotto Silva a incentivaram e a homenagearam, contando um pouco de sua história no livro de Juliana, “Entre Strudel, Bolachas e Stollen – Receitas e Memórias”. Foi aí que dona Rose decidiu tornar o seu negócio oficial.


            E hoje, ela ministra oficinas de culinária alemã com uma eficiência e carinho que só ela tem, ensinando e passando as suas experiências culinárias a todos que querem ver, sentir e fazer o carinho e o amor se transformarem em um maravilhoso e delicioso prato, assim como Dona Rose faz.

3 comentários:

  1. Oi Rosi...fiquei super interessada nesse livro de receitas e memórias e bem feliz que vc realizou o seu sonho em colocar as suas deliciosas receitas num livro.
    Parabéns e sucesso.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Eu sou morada de Campo Grande/MS e fiquei interessada em seus cursos (principalmente em Strudel, biscoitos e alguns pratos de comida alemã), por isso eu desejo saber qual é o calendário para o segundo semestre de 2013 para poder me organizar e ir até Curitiba para participar de suas aulas.
    Obrigada
    Auristela Machado Vidal.
    Campo Grande/MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Auristela! Ficamos imensamente felizes que você tenha aprecie o nosso blog e a culinária alemã! Nós a respondemos por e-mail.

      Abraços, dona Rose e Gabriela.

      Excluir